Monday, February 29, 2016

Paquete QUANZA revisitado


Voltei há dias ao nosso magnífico Museu de Marinha, em Belém, para rever o paquete QUANZA, um pequeno navio de passageiros construído na Alemanha em 1929, que teve a particularidade de ser o primeiro navio novo construído propositadamente para a Companhia Nacional de Navegação, navio que conheci bem na década de 1960 e que depois de 39 anos de navegações esforçadas e úteis, foi vendido em 1968 para demolição em Espanha.
O QUANZA foi construído em Hamburgo nos estaleiros Blohm & Voss por conta das indemnizações de guerra alemãs a Portugal. Lançado à água com o nome PORTUGAL, este paquete era baseado no anterior LOURENÇO MARQUES, da mesma companhia. 
O modelo existente na sala da Marinha Mercante do Museu de Marinha é muito interessante, tendo pertencido de início à colecção da CNN. Uma forma simples de reviver alguns dos nossos navios mercantes, com destaque para os navios mais emblemáticos da segunda metade do século XX...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, February 17, 2016

A CNN e a Carreira do Oriente

Dois anúncios de saídas de navios da Companhia Nacional de Navegação na carreira do Oriente, serviço que a Nacional manteve, de 1952 a 1974 com a regularidade possível, parte das atribuições que lhe foram cometidas ao abrigo do Despacho 100 de Agosto de 1945.
O primeiro destes anúncios, de 1952, apresenta a primeira viagem da carreira, inaugurada pelo paquete INDIA, a bordo do qual seguiu em visita oficial aos territórios portugueses da India e Extremo Oriente, o ministro do Ultramar Sarmento Rodrigues. A segunda imagem refere-se a 1957. Ambos os anúncios inseridos nas páginas do Diário de Lisboa.
Para além dos portos do Oriente e da passagem do canal de Suez, o itinerários da carreira do Oriente permitia fazer uma espécie de cruzeiro ao Norte da Europa a partir de Lisboa...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, February 04, 2016

Paquetes para a carreira do Oriente


O Despacho 100 de 10 de Agosto de 1945 contemplava a construção de dois navios de passageiros e carga para uma nova linha destinada a ligar Lisboa a Mormugão, Macau e Dili, a carreira do Oriente, que a partir de 1962 passou a ser a linha do Extremo Oriente. 

Operada pela Companhia Nacional de Navegação, esta carreira foi sempre deficitária, com os prejuízos cobertos parcialmente por subsídios do Estado. Os navios utilizados foram os paquetes gémeos ÍNDIA e TIMOR, construídos propositadamente em Sunderland, e entregues à CNN em 1951. Além da linha do Oriente estes paquetes fizeram também muitas viagens para África e fretamentos militares. 
O ÍNDIA foi vendido em 1971 e o seu irmão em 1974, ambos para a companhia Guan Guan Shipping de Singapura, tendo passado a chamar-se KIM ANN e KIM HOCH. Imagens amavelmente cedidas por Nuno Bartolomeu.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, February 01, 2016

Doca de Alcântara em modo de Inverno

Anoitece cedo em Lisboa no mês de Janeiro o que empresta à Doca de Alcântara um ar de adormecimento precoce onde não se passa nada para lá das memórias de um local que já conheceu mais vida que nas últimas décadas foi cerceada pela Desmaritimização.
Ao entardecer o tempo parece parado a contemplar as diversas embarcações de turismo local, os rebocadores, a eterna BARROCA e a ausência de gente e movimento.
Mas, se pararem um pouco e espreitarem por entre as sombras ligeiras do final do dia, ainda se consegue ouvir o concerto desafinado dos guindastes e guinchos dos velhos cargueiros do Despacho 100 a movimentarem as suas cargas ultramarinas, a máquina de um qualquer rebocador de atenção à saída de um navio, o concerto monocórdico da ponte giratória a abrir para dar passagem à navegação...
Fotografias e memórias de Luís Miguel Correia, registadas a 13 de Janeiro de 2016.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia