Thursday, October 31, 2013

INSULAR de saída para o Caniçal

Cargueiro português INSULAR largando de Lisboa para o Caniçal em mais uma viagem regular semanal da companhia Box Lines na carreira da Madeira. O navio pertence à Transinsular mas está a ser operado pela Box Lines, em regime de afretamento, tendo substituído o navio estrangeiro RUBY  este Verão.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

BLUE MASTER II


Porta-contentores BLUE MASTER II saindo de Lisboa a 30 de Outubro de 2013, ao serviço da companhia MACS, de Hamburgo. Sabem qual a origem desta companhia, que ocupa um importante nicho de mercado na carreira da África do Sul? Um belo dia a CTM decidiu acabar com a carreira Norte da Europa - Africa do Sul - Moçambique, o que foi feito de repente, com 1000 toneladas de carga geral no cais em Hamburgo a aguardar um dos nossos navios que nunca chegou. O agente da CTM teve de afretar um navio e a coisa correu tão bem, que nunca mais parou e entretanto proporcionou uma bela fortuna a duas gerações da família Scheder. Os cargueiros da CTM desviados na altura dessa carreira (BAILUNDO, BERNARDINO CORRÊA, CARVALHO ARAÚJO, PEREIRA D'EÇA, MALANGE, ROÇADAS, SERPA PINTO, etc...) passaram a andar no Tramping que provou negativamente, pelo que a partir de 1982 estes navios foram imobilizando na Doca de Alcântara e no Mar da Palha, acabando por serem vendidos em leilão em 1985. O CARVALHO ARAÚJO, por exemplo, navegou apenas durante 13 anos...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CROWN PRINCESS arriving in Lisbon


Princess Cruises' cruise ship CROWN PRINCESS sailing into the river Tagus on the afternoon of 30 October 2013 for an overnight stay alongside the Jardim do Tabaco passenger terminal, close to Lisbon old Alfama quarter and the downtown or Baixa of Lisbon... 




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navios, rebocadores, e o Tejo sempre ali...


Não é tão habitual como em outros tempos recentes, mas de vez em quando o Tejo parece encher-se de navios, rebocadores, embarcações, tudo em movimento a mostrar que é isto um porto, é assim o Tejo, foi deste rebuliço de águas e navios que nasceu Lisboa. Há muito tempo... Fotografias registadas na tarde de 30 de Outubro de 2013, com o paquete CROWN PRINCESS de entrada para atracar ao Jardim do Tabaco.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

Draga DRAVO COSTA DORADA no Tejo

Imagens da draga espanhola DRAVO COSTA DORADA, que tem estado a fazer dragagens no Porto de Lisboa desde 17 de Outubro. Fotografias registadas a 30 de Outubro. A brilhante política de DESMARITIMIZAÇÃO das últimas décadas rapou tudo, nem as dragagens escaparam. Não tenho nada contra as dragas estrangeiras, mas lamento que entre nós todas estas actividades tenham sido destruídas. Ã quem andamos a pedir emprestado para pagar estes serviços importados? Quem se importa? Quanto custa em postos de trabalho e dinheiro adquirir ao estrangeiro serviços que podiam ser assegurados internamente? Não vamos a lado nenhum assim, aliás, os resultados estão bem à vista...


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, October 27, 2013

QUEEN ANNA MARIA underway

Beautiful image of the QUEEN ANNA MARIA. One of the iconic liner in my youth in Lisbon. Built the same year as myself, and a constant in my life as passenger shipping observer: I remember her Canadian Pacific buff and chequered funnel shinning on the evening sun alongside the Rocha Pax Terminal in 1963, then as QUEEN ANNA MARIA she became part of Lisbon waterfront on her regular transatlantic voyages with OLYMPIA. The news of the collapse of Greek Line and her final dash from NY into lay up in Greece in 1975, at a time when most of those beautiful liners were sent to Kaoshiung on a no return voyage, including her sister OCEAN MONARCH. Her rescue by Ted Arison in late 1975 marked the turn of the tide for this Lady. A long spell of success in the Caribbean as CARNIVALE made me go to Miami in 1989 to photograph the former Empresses. Later she sailed briefly as FIESTA MARINA. Later on I made a cruise on her in the Aegean - she was the magnificent OLYMPIC of Royal Olympic Cruises by then. Her success did continue over the years cruising all over the world as THE TOPAZ until she was sold to be broken up in India in 2008. She operated around the globe for the Japanese Peace Boat organization in the end...
This magnificent underway photograph of QUEEN ANNA MARIA has been sent by my freind Trevor Jones. It is part of his collection of ship photographs.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, October 26, 2013

Paquetes em Lisboa: 25-10-2013


Lisboa continua a ser a capital atlântica dos navios de cruzeiros. Ontem, dia 25 de Outubro de 2013, os paquetes dominavam a paisagem na velha Alfama: BALMORAL, EUROPA, FUNCHAL, LISBOA, PORTO, cinco navios a renovar sonhos de viagens por esse mar de sempre.

Fotografias de Luís Miguel Correia, com a magnífica luz lisboeta de fim de tarde de Outono. Que bonito é ver os navios em Lisboa. 







Do miradouro de Santa Luzia, junto à Cerca Moura, há sempre navios para observar.
Onde durante 100 anos atracaram os navios da Companhia Nacional de Navegação, refizeram-se os cais que agora dão as boas vindas aos milhares de turistas que nos visitam nos navios de cruzeiros.
Falta agora construir a nova gare marítima que vai proporcionar uma requalificação completa da zona ribeirinha, anulando os focos de degradação urbana patentes, apesar da beleza indescritível da cidade e do Tejo. Aqui tudo vai melhorar graças aos navios.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LISBOS ex-PRINCESS DANAE moving into Navalrocha

The Portuguese classic cruise ship LISBOA is undergoing her more extensive refit since her rebuilding in Greece from the Port Line cargo passenger liner PORT MELBOURNE. Yesterday she moved from the Portucale Quay (Upper Santa Apoónia) to the Navalrocha shipyard for drydocking and inspection of the hull and Luís Miguel Correia registered her tow downriver. LISBOA returns to cruise service in February 2014.




O paquete português LISBOA, ainda com o nome anterior pintado no casco, desceu o Tejo, ontem dia 25 de Outubro de 2013, do "Cais da Portuscale" (cais montante de Santa Apolónia, desde há meses utilizado pelos navios esta nova empresa) para a doca 1 do estaleiro naval do Porto de Lisboa, para uma primeira docagem de inspecção do casco do navio, que se deverá prolongar por cerca de uma semana. O LISBOA está a efectuar a reparação mais significativa desde que foi reconstruído na Grécia em 1974-1977, quando foi transformado de navio misto de carga e passageiros (PORT MELBOURNE 1955-1972) no paquete de cruzeiros de luxo DANAE. O LISBOA vai retomar os cruzeiros em Fevereiro de 2014.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, October 24, 2013

ANDREA DORIA and CRISTOFORO COLOMBO brochure (1954)

The Italian transatlantic liners ANDREA DORIA and CRISTOFORO COLOMBO, introduced in 1952 and 1954 were two of the best post WW2 passenger ships. This brochure was produced in 1954 for the US market. Original brochure from the collection of Thomas C. Ragan / Wolfsonian Institute.







































Posted by L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia