Sunday, September 14, 2008

Paquete SANTA MARIA de 1953

Anúncio da Shell saudando o paquete português SANTA MARIA quando da partida para a viagem inaugural de Lisboa para o Brasil, Uruguai e Argentina em Novembro de 1953, quando seguiu a bordo o ministro da Marinha Américo Tomás.
A título de curiosidade, a imagem que aparece no anúncio retrata o irmão gémeo do SANTA MARIA, o VERA CRUZ de 1952, sendo baseada numa fotografia da saída deste para a viagem inaugural em Março de 1952, uma vez que apesar de gémeos os dois paquetes apresentavam diversas diferenças, sendo muito fácil a identificação de cada um.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

6 comments:

Anonymous said...

FOI MARCANTE PARA MIM AOS 11 ANOS DE IDADE PARTICIPAR DA VIAGEM INAUGURAL DESSE LINDO NAVIO PORTUGUES. FOI A MINHA SEGUNDA VIAGEM DE NAVIO. A PRIMEIRA EM MARÇO DE 1953 NO VERA CRUZ E A SEGUNDA EM 12 DE NOVEMBRO DE 1953 SAINDO DE LISBOA PARA O RIO DE JANEIRO. TUDO ERA MAGNIFICO NO NAVIO. ATÉ HOJE NÃO O ESQUEÇO, APESAR DE VIAJAR TOD ANO DE NAVIO. ANTONIO COSTA NETO.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sr. Costa Neto,

O VERA CRUZ e o SANTA MARIA foram os primeiros navios em que naveguei, respectivamente em 1958 e 1961. Depois acompanhei a actividade de ambos assistindo à largada para viagem de entrega aos sucateiros da Formosa que demoliram em 1973 ambos os paquetes, a meu ver precocemente, pois eram navios belíssimos que podiam ter sido utilizados em cruzeiros muitos mais anos se devidamente reconvertidos.

Luís Miguel Correia

Anonymous said...

Como tripulante do "Santa Maria", desde a sua inauguraçäo, e conhecendo mais tarde o "Vera Cruz" posso dizer que foram dois navios/paquetes extraordinários e em que, cujas tripulaçöes eram como famílias. Muitas histórias, comédias e dramas, passados nesses navios, permaneceräo ainda na mente dos que sobrevivem a esses maravilhosos tempos de embarcadiços.

C.Martins

Anonymous said...

Boa tarde, tenho uma maqueta do paquete Santa Maria, que tenho interesse em vender se houver alguém interessado deixo o meu contacto de e-mail: dir.sunevents@sapo.pt

Anonymous said...

Olá,meu pai veio para o Brasil no Santa Maria em 1954, acabei de descobrir...e fiquei feliz em encontrar tantas informações sobre ele no seu Blog. obrigada!
Aurora

António Ferreira said...

Se Portugal fosse uma nação consciente da sua história, hoje, o paquete santa maria faria parte da paisagem do estuario do tejo, servindo de outra forma,e, assim, dispensando um mamarracho de betão construido para conferencias, feiras e debates. como em muitas outras cidades, o santa maria seria historia viva da 2ª metade do seculo 20, aproveitando os seus espaços interiores para lazer, cultura, educação, etc. Foi pena termos em 1973 um ministro da tutela que, para mim, devia sofrer de perturbações mentais no minimo, ao enviar tantos navios excelentes para sucata. Mas é assim Portugal é fertil, seja em ditadura ou em democracia, de alucinados governantes. o santa maria simbolizou para milhares de portugueses emigrantes a vontade de ser maior, para outros a sede de liberdade e também a vontade, em 1953, de sermos desenvolvidos. Para mim ver o santa Maria em la Guaira significava ver ao vivo, as minhas origens, ver o fantastico esplendor de uma sociedade organizada que impressiona sempre qualquer caribenho mergulhado sempre na sua desorganização organizada que sempre acaba por correr bem.